SUSPEITA X CONFIRMAÇÃO SOBRE COVID-19

Estamos vivendo uma fase de PANDEMIA e muitas pessoas ainda não sabem diferenciar SUSPEITA x CONFIRMAÇÃO quando se trata de SAÚDE.

Pandemia

O estado de pandemia é considerado o mais grave. É quando uma doença se espalha e avança em quadro epidêmico por várias regiões do planeta, em diferentes continentes, com transmissão local fixada. Alguns exemplos de pandemia são AIDStuberculose, gripe espanhola e tifo.

Pandemia de coronavírus

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus em estado de pandemia. Isso significa que a quantidade de casos ultrapassou o esperado e também se tornou alarmante fora do país de origem, a China, PODE SER LIDA EM https://www.minhavida.com.br/saude/materias/36043-entenda-a-diferenca-entre-surto-epidemia-e-pandemia

SUSPEITA 

Diante da confirmação de caso do coronavírus no Brasil e considerando a dispersão do vírus no mundo. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que a partir de 01 de março de 2020, passa a vigorar as seguintes definições operacionais para a saúde pública nacional.

#1. CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas*.

#2. PROVÁVEL DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre E/OU qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente, PODE SER LIDO EM http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3514

CONFIRMAÇÃO

Como confirmar ou descartar um caso de coronavírus?

Uma vez que surge a suspeita, os médicos pedem exames específicos. Eles colhem amostras das vias aéreas do indivíduo e as mandam para laboratórios. Aí, os profissionais descobrem se a infecção foi causada pelo influenza, pelo Sars-Cov-2 ou mesmo por outros agentes. Em Presidente Prudente os profissionais da saúdes fazem as coletas e essas são enviadas para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo que é o único órgão habilitado no estado de SP a realizar esses exames, então a demora dos resultados se dão conta por esse motivo.

Independentemente do inimigo que invadiu o organismo, é importante se manter hidratado, comer bem, repousar e evitar, dentro do possível, o contato com terceiros. No momento, pessoas com casos leves de Covid-19 são orientadas a ficarem isoladas em casa, onde são acompanhadas por experts. Nas situações mais graves, vão para hospitais, PODE SER LIDO EM https://saude.abril.com.br/medicina/caso-suspeito-coronavirus-brasil/

Então, quando pessoas buscam atendimento médico e hospitalar com sintomas do COVID-19 ele é submetido a exames específicos que atestam ou não a doença, porém se o paciente vier a óbito sem resultados em mãos sobre o exame solicitado, ele é tratado como SUSPEITA até que se tenha o laudo POSITIVO ou NEGATIVO.

Por apresentar alguns sintomas do vírus em evidencia ele é considerado um paciente em caso SUSPEITO.

ENTÃO QUANDO LEREM COMUNICADOS DE ÓRGÃOS OFICIAIS ENTENDAM A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS SITUAÇÕES!