Seduc recebe solicitações de matrículas e transferências para escolas municipais

Cerca de 160 pais de alunos que frequentam a Rede Municipal de ensino foram atendidos nesta quarta-feira (3), na Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A secretaria montou um esquema especial de atendimento com oito atendentes  e uma sala exclusiva para tratar de ajustes  na  matrícula de alunos que,  neste ano,  foram realizadas seguindo o critério de georreferenciamento, um processo pelo qual a matrícula dos alunos é realizada de acordo com endereço de sua residência.

Jaqueline Villela, mãe de Maria Vitória, de 6 anos, e moradora da Vila Formosa, solicitou a transferência de escola da filha da unidade do Jardim Cambuci, porque a escola fica longe da casa da família. “ Vim atualizar o meu endereço , solicitei que  minha filha estude em uma escola mais perto de casa. Fui muito bem atendida, e agora vou aguardar até o dia 26 para saber em qual escola  minha filha vai estudar este ano”, disse.

Também estão sendo atendidos os casos de alunos com matrículas novas, que necessitam atualizar seus endereços .

Segundo a secretária municipal de educação, Sônia Maria Pelegrini, os atendimentos estão ocorrendo de maneira organizada. Os pais receberam senhas e cada caso está sendo individualmente analisado. “ Todos os pais vão ser atendidos . O prazo para ensino fundamental ( de 6 a 10 anos )  vai  até o dia 10 de janeiro. A partir do dia 23 começam os atendimentos da educação infantil ( zero a 5 anos) ”, afirmou a secretária.

Segundo Pelegrini,  todos os casos serão analisados individualmente, inclusive para os casos em que  os pais possuem parentes responsáveis por buscar e levar à escola, o  endereço indicativo,  e ainda as  intenções de transferências, que também deverão ser solicitadas neste período, e ocorre quando há sobra de vagas.

 Em todos os casos os pais devem apresentar o documento original pessoal, bem como o documento original da criança e os três últimos comprovantes de residência.

 Fotos: Bete Gasperi