Para descentralizar acesso à cultura e incentivar artistas, Secult lança GiraArte 2017

 

Com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e incentivar a classe artística local, o Governo de Presidente Prudente  retoma em 2017 o Programa GiraArte. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, que prevê identificar, selecionar e fazer circular por toda a cidade apresentações de teatro, circo, dança, música e literatura, permitindo o acesso do público às diversas manifestações e linguagens artísticas.

O edital com todas as informações sobre a seleção dos projetos será aberto no dia 3 de abril, e segue até 3 de maio. Poderão participar do edital empresas do ramo de produção cultural, coletivos, artistas individuais, associações culturais, cooperativas artísticas e culturais, desde que comprovem sede há mais de dois anos em Prudente, tenham como objetivo desenvolver atividades artísticas e culturais, e que a área de atuação seja compatível com o previsto do programa.  Também não serão permitidos projetos inéditos.

De acordo com o Assessor da Secult, Denílson Bigueti, a escolha dos projetos que irão compor o GiraArte 2017 será feito por uma comissão julgadora, composta por cinco profissionais da área cultural, sendo três indicados pela Secult, um indicado pelo Conselho Municipal de Cultura (Comuc) e um indicado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico (Comudephaat).  O grupo selecionará 33 grupos artísticos para 68 sessões de arte.

“Levaremos o GiraArte para os cinco pontos da cidade – norte, sul, leste, oeste e centro. Centros comunitários, paróquias, ruas, praças, galpões, além dos espaços de arte já consolidados serão utilizados. Nosso objetivo é ocupar os ambientes urbanos, onde as pessoas circulam. Nós queremos intervir no cotidiano da cidade”, declarou Bigueti.

O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, lembra que este era um compromisso assumido em sua campanha e que, logo nos primeiros meses de gestão, a “promessa” já se torna realidade, graças à importância do GiraArte para a classe artística e para a comunidade.

De acordo com o Secretário de Cultura, Fábio Nougueira, “trata-se de um grande avanço na política cultural, atendendo a um anseio antigo da classe artística”. “Para se levar um evento cultural para os bairros mais distantes, é preciso toda uma estrutura, desde palco e iluminação, até espaço físico, sistema de som, entre outras questões. Com este suporte do Programa, será possível levar essas atividades artísticas para mais próximo da sociedade”, declara Fábio.

O chefe da Secult lembra que, para apoiar os projetos selecionados, será destinada uma verba de R$ 250 mil, provenientes de recursos próprios. O montante foi liberado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Finanças.

As inscrições deverão ser entregues pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura, situada no Centro Cultural Matarazzo, em horário comercial. O endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes, zona leste de Prudente. O edital completo estará disponível no site: www.culturapp.com.br.