F1 anuncia horários dos 23 GPs da temporada 2021 sempre com hora cheia; confira o calendário.

De 2018 a 2020, as corridas tiveram início retardado em uma hora e dez minutos; etapas na Europa terão início às 15h de cada país, e GP de São Paulo será disputado às 14h

A Fórmula 1 anunciou que todas as 23 etapas previstas para o calendário de 2021 terão início com hora cheia, depois de três temporadas com as largadas atrasadas em 1h10. Em 2018, a Liberty Media, promotora da categoria, havia que o tradicional horário de 14h na Europa fosse mudado pensando em alavancar as audiências de TV nas Américas. O impacto não foi tão sentido, e, com Stefano Domenicali assumindo o cargo de CEO da F1, a medida foi revista.

Com a alteração, dez corridas do calendário, todas na Europa, terão início às 10h (de Brasília). Já o GP de São Paulo, em Interlagos, terá largada às 14h.
Já o GP do Azerbaijão está previsto para as 16h (9h de Brasília). Corrida de abertura da temporada, o GP do Barein começará às 18h (12h de Brasília), enquanto as outras três corridas noturnas serão realizadas em Singapura (9h de Brasília) e Arábia Saudita (13h de Brasília).

Treinos de sexta reduzidos


Largada do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina — Foto: Getty Images

A Fórmula 1 confirmou também que os treinos livres de sexta-feira serão reduzidos em meia hora cada. Com isso, as atividades passam a ter uma hora em vez de 1h30. A medida visa a reduzir custos e também a tornar as atividades mais dinâmicas.

Isso porque por muitas vezes as equipes poupavam jogos de pneus ou mesmo os componentes como câmbio e motores, e, com isso, a pista ficava vazia em diversos momentos.


Max Verstappen durante o terceiro treino livre no Barein — Foto: Divulgação

Fonte: https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/f1-anuncia-horarios-dos-23-gps-da-temporada-2021-sempre-com-hora-cheia-confira-lista.ghtml