Banco de Leite Humano orienta gestantes sobre aleitamento materno e doação de leite

Em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio, o Banco de Leite Humano de Prudente abordará o tema durante todo o mês de maio nos grupo de gestantes, que ocorrem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Nesta quinta-feira (3/05) foi a vez da UBS da Cohab sediar o encontro, que contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas entre gestantes e seus acompanhantes.

Na ocasião, foram ministradas palestras, com a participação da coordenadora do Banco de Leite Humano de Prudente, Denise Campanharo, que falou sobre a importância do incentivo ao aleitamento materno.

Na sequência, a fonoaudióloga Claudia Helena Direne, falou sobre estimulação e desenvolvimento da fala.

Segundo a coordenadora Denise, as ações em todas as UBS têm como objetivo disseminar o aleitamento materno, bem como, a captação de novas doadoras. “Neste mês vamos percorrer todas as UBSs com essas palestras dentro do grupo de gestantes”.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, a quantidade de doadoras supre apenas 60% da necessidade dos prematuros.  Segundo ela, o número de doadores oscila bastante, por isso, são feitas campanhas de incentivo.

Para atender a demanda seriam necessárias 120 doadoras de leite materno. Sendo que somente neste mês de abril, o Bando de Leite precisava atender 75 prematuros em UTI neonatal. O leite é testado e pasteurizado somente depois distribuídos para os recém-nascidos.

As reuniões da UBS Cohab são organizadas com apoio da equipe da unidade, a gerente Meire Tolosa, e equipe de enfermagem Cláudia Passo e Willian Wagner. Os grupos de gestantes integram a programação da Rede Cegonha, que conta com equipe multidisciplinar.