Aos 92 anos, bispo emérito dom Antônio Agostinho Marochi morre em Presidente Prudente

Religioso estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde se tratava de uma infecção intestinal, segundo informativo da CNBB.

Por G1 Presidente Prudente

 

 Bispo emérito dom Antônio Agostinho Marochi durante sua atuação (Foto: Reprodução/CNBB) Bispo emérito dom Antônio Agostinho Marochi durante sua atuação (Foto: Reprodução/CNBB)

Bispo emérito dom Antônio Agostinho Marochi durante sua atuação (Foto: Reprodução/CNBB)

O bispo emérito da Diocese de Presidente Prudente, dom Antônio Agostinho Marochi, de 92 anos, morreu na manhã deste domingo (28). Conforme informativo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o religioso estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde se tratava de uma infecção intestinal.

Em comunicado oficial, a Diocese de Presidente Prudente declarou que o bispo dom Benedito Gonçalves do Santos “pede a todos que, assim como a vida de dom Agostinho foi toda na simplicidade, que ao invés de enviar coroas de flores, façam oferta aos pobres, aos quais tivera tanto apreço”.

Conforme informou ao G1 o monsenhor José Antonio de Lima, o velório do bispo emérito está previsto para iniciar às 16h15 deste domingo (28) na Catedral de São Sebastião, em Presidente Prudente.

Missas exéquias serão celebradas neste domingo (29), às 17h e às 19h, e nesta segunda-feira (29), às 6h, às 9h e às 12h.

Já às 15h haverá a missa de despedida, seguida do sepultamento do bispo emérito na cripta da Catedral de São Sebastião.

Mandato mais longo

Dom Antônio Agostinho Marochi nasceu no dia 28 de agosto de 1925 em Campo Largo, na Colônia Antônio Rebouças (PR) e, em 1939, ingressou no Seminário São José, de Curitiba, onde completou seus estudos dos ensinos fundamental e médio. Sua ordenação como sacerdote ocorreu no dia 6 de dezembro de 1953, na Catedral Metropolitana de Curitiba, conforme informações da Diocese de Presidente Prudente.

Dom Agostinho foi padre na Arquidiocese de Curitiba, diretor das Obras das Vocações Sacerdotais, membro do Conselho de Presbíteros, professor no Colégio Sion, vigário professor do Colégio Militar de Curitiba, diretor de diversas obras sociais, coordenador pastoral, coordenador do clero e presidente da Associação Nossa Senhora de Fátima.

No ano de 1976, dom Antônio Agostinho foi nomeado bispo da Diocese prudentina, onde atuou até o dia 7 de abril do ano de 2002. Seu mandato episcopal foi o mais longo entre todos, até os dias atuais. Ele foi o terceiro a assumir a função em Presidente Prudente.

De acordo com a Diocese de Prudente, entre as principais obras realizadas pelo bispo emérito estão a ordenação de 37 padres, a instituição de diversos ministérios leigos, a publicação do Diretório de Pastoral da Diocese, o sacramento do Crisma à 93.556 crianças e adolescentes, a reforma da Catedral de São Sebastião, a aquisição de 307 lotes para igrejas, salas de catequese e salões, a construção da Casa de Emaús, a reforma do Seminário Menor e da Casa de Encontros, a construção de duas residências episcopais, a fundação da Livraria Diocesana, a implantação do Movimento das Capelinhas e a criação do Santuário Nossa Senhora Aparecida da Vila Marcondes.