Prefeitura de Presidente Prudente zera fila de espera por exames de radiografia

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), zerou a fila de espera dos quase 900 pacientes que aguardavam por exames de radiografia desde novembro de 2020. Toda ação foi realizada na unidade do Pronto Atendimento (UPA) do Ana Jacinta, que conta com um sistema digital de raio-X. Só entre os dias 15 de fevereiro e 17 de março, foram agendadas 1.036 radiografias.

Os resultados já estão sendo encaminhados para as unidades de saúde, com as imagens gravadas em CD e os laudos impressos, para que os médicos prescrevam os tratamentos, conforme a necessidade do caso. Para emissão dos laudos, foram contratados radiologistas terceirizados, com custo abaixo da tabela SUS.

De acordo informações do secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, o Departamento Regional de Saúde (DRS) ofertou a Prudente 230 cotas por mês, porém a Central de Agendamentos recebe uma média de 250 a 300 guias por mês de raio-x. “Precisamos ressaltar que esses procedimentos são de responsabilidade do Estado, porém a demanda de exames é maior do que a oferta de vagas disponibilizadas via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde)”, afirmou.

“Apesar de ser um atendimento não obrigatório aos serviços de saúde oferecidos pelo município, a administração atual assumiu o compromisso, uma vez que a saúde está entre as prioridades da gestão Ed Thomas. A melhor decisão, quando se trata da saúde do ser humano, é agilizar e criar meios que tragam resolutividade e agilidade nos tratamentos das patologias”, declarou Marco.

O secretário de Saúde, Delton Eustasio Ferraz, afirma que a partir de agora, os exames de raio-x serão executados dentro do mês solicitado, para que os benefícios sejam ainda maiores aos  munícipes, além de dar subsídios aos médicos, para um diagnóstico rápido e preciso. “Estamos empenhados em zerar a fila e em agilizar os tratamentos e atendimentos na saúde”, concluiu o secretário.