Conversamos com o Luthier Rafael Soler sobre a arte de confeccionar instrumentos

Essa semana nosso bate-papo foi com o Luthier prudentino Rafael Soler proprietário da R.SOLER CUSTOM GUITARS.

Falamos um pouco sobre a arte de confeccionar instrumentos de corda, mais precisamente guitarras e contra-baixo que é seu foco de negocio.

Com 20 anos de carreira o músico prudentino fala em entrevista que a profissão surgiu da necessidade de fazer manutenção de seus instrumentos e a confecção de suas guitarras de forma personalizada.

Nesse tempo, amigos já pediam para que ele fizesse manutenção e pequenos ajustes nos instrumentos foi onde foram surgindo pedidos de criação de instrumentos de marcas famosas.Ele ainda diz que mesmo em 20 anos de profissão e estudo a cada dia busca aperfeiçoamento técnico e tecnológico.

Você sabe o que é Luthier ?

É muito provável que você já ouviu a palavra luthier e também deve saber que é um profissional que constrói e/ou faz reparos em instrumentos musicais.

Mas um luthier é muito mais que isso…A palavra LUTHIER é francesa e derivada de luth, que significa ALAUDE, um antigo instrumento de cordas que existe possivelmente desde antes mesmo da era cristã.

O termo se restringe ao profissional que trabalha especialmente com instrumentos de cordas, mas hoje em dia está popularmente divulgado como o profissional que conserta ou constrói instrumentos musicais.

Da mesma forma que levamos nosso carro a um mecânico de confiança ou a uma concessionária credenciada, os músicos acabam escolhendo um luthier para cuidar dos seus instrumentos. Na maioria das vezes conhecemos estes profissionais por indicação de algum colega e assim, conhecemos mais de um profissional. Tal conhecimento nos dá a capacidade de avaliar e escolher aquele luthier que mais nos agradou com sua arte.

Um bom luthier, normalmente é apaixonado pela música e pelos instrumentos aos quais se dedica, e assim é capaz de compreender que quando um músico leva seu instrumento para fazer um reparo, guardado as devidas proporções, é quase igual a levar um animal de estimação ao veterinário, pois para o músico, seu instrumento é sua ferramenta de trabalho, é o que lhe satisfaz e lhe proporciona um  grande prazer e felicidade.